Tradutor

sábado, 22 de junho de 2013

Memória RAM: Como escolher a melhor para o computador?

A tarefa de adicionar mais memória em seu sistema deve ser feita de forma cautelosa para que haja um ganho real de desempenho.

(Fonte da imagem: ThinkStock)


Antes de escolher a melhor memória para o seu computador, saiba primeiro qual a configuração do seu computador como o tipo de : 
Processador (ou CPU), Disco rígido (ou HD), Memória RAM, Placa de vídeo (ou GPU) entre outros.

Embora o Windows disponha de opções próprias que permitam checar o hardware do computador, o sistema faz isso de uma forma um pouco confusa e, em alguns casos, incompleta. Por isso, o ideal é usar algum programa responsável por fazer o diagnóstico da máquina para saber exatamente os produtos que você tem à disposição. Sabia mais... 
 

Daremos o exemplo do PC Wizard , no qual é um  aplicativos para obtenção de informações sobre o computador. Ele oferece não somente dados avançados sobre praticamente tudo o que há de hardware em seu computador, mas também sobre o Windows e a realização de benchmarks, entre outras funções. Leia mais... 

Download do PC Wizard

Lembrando que há infinitos programas que realizam a mesma tarefa, faça sua melhor escolha e boa sorte!

Sabendo agora da configuração do seu PC, vamos tratar das memórias:

Adicionando mais memória

Ao adicionar mais memória no computador, é preciso ficar atento a alguns fatores importantes. O primeiro deles é o conhecimento de modelo de RAM que a placa mãe do seu PC utiliza, pois somente é possível comprar um pente de memória que siga a mesma especificação. Caso contrário, é muito provável que o pente novo nem encaixe na placa-mãe ou não funcione. Por exemplo, uma memória DDR3 não funcionará numa máquina que só suporta DDR2.

Também não é recomendado misturar memórias de marcas e frequências diferentes, sendo que uma placa-mãe com um pentes distintos pode funcionar de maneira irregular, diminuindo o desempenho do sistema. Portanto, só tente combinar pentes de mesmo modelo e fabricante na sua máquina.
As dicas acima são úteis para usuários para todos perfis de computadores. Porém, no caso de gamers hardcore, antes de substituir a memória, uma avaliação completa da máquina é necessária para determinar se adicionar RAM irá realmente surtir o efeito esperado. Não são incomuns casos em que jogadores dedicados são obrigados a comprar um PC novo para rodar os jogos mais novos do mercado. Se for possível só comprar memória, o uso de pentes de marcas conhecidas é  fortemente recomendo.

Descobrindo o hardware presente na sua máquina


Para descobrir o hardware presente em sua máquina, é preciso buscá-las diretamente nas configurações do Windows ou recorrer a programas específicos para a realização dessa tarefas. 

Tipos de memória RAM existentes


O formato é uma das características mais importantes de uma memória RAM, sendo que existe uma placa-mãe específica por fabricante para cada um deles. Em outras palavras, um computador aceita somente um modelo por placa. Existem vários tipos de memórias, entretanto, os mais conhecidos atualmente são o DDR, DDR2, DDR3 e DDR4:

  • DDR: era padrão até alguns anos atrás, sendo que não é mais adotado em PCs novos. Todavia, muitas máquinas antigas ainda usam este tipo de memória. Caso você encontre um PC que ainda use esse tipo de memória, sua compra não é recomendada.
  • DDR2: esse modelo suporta o recurso "Dual Channel", o qual permite que dois pentes idênticos instalados na máquina obtenham um ganho de performance de até 25%. Embora esteja se tornando cada vez mais rara, ainda é possível encontrá-la em computadores com configurações mais modestas.
  • DDR3: padrão atual seguido pela indústria, as memória DDR 3 já são bastante difundidas e passam por uma queda constante de preços.
  • DDR4: atualmente em fase de testes, o padrão ainda não começou a ser amplamente difundido entre as fabricantes. A expectativa é que a adoção em grande escala da tecnologia seja iniciada ainda no primeiro semestre deste ano.

Freqüência

A freqüência de uma memória, medida em MHz, determina a sua velocidade máxima de transferência de dados para o processador. Em outras palavras, quanto maior a freqüência, maior será o desempenho obtido. Para um melhor desempenho, é sempre recomendado possuir pentes de memória que trabalham na freqüência máxima permitida de um formato qualquer.

Módulo

O módulo de uma memória é uma forma de identificar um formato e uma freqüência de maneira única, através de um rótulo, também indicando qual a sua velocidade máxima de transferência. A tabela abaixo mostra como o módulo determina seus atributos:
Módulo
Nome Padrão
Formato
Freqüência*
PC1600
DDR-200
DDR
200 MHZ
PC2100
DDR-266
DDR
266 MHZ
PC2400
DDR-300
DDR
300 MHZ
PC2700
DDR-333
DDR
333 MHZ
PC3200
DDR-400
DDR
400 MHZ
PC2-3200
DDR2-400
DDR2
400 MHZ
PC2-4200
DDR2-533
DDR2
533 MHZ
PC2-5300
DDR2-667
DDR2
667 MHZ
PC2-6400
DDR2-800
DDR2
800 MHZ
PC2-8500
DDR2-1066
DDR2
1066 MHZ
PC3-6400
DDR3-800
DDR3
800 MHZ
PC3-8500
DDR3-1066
DDR3
1066 MHZ
PC3-10600
DDR3-1333
DDR3
1333 MHZ
PC3-12800
DDR3-1600
DDR3
1600 MHZ
*Na tabela acima, as freqüências já estão multiplicadas pela quantidade de ciclos. Por exemplo, uma memória PC3200 trabalha com o clock de 200 MHZ, entretanto, na prática sua velocidade é 200 MHZ x2 = 400 MHZ.

Marca e fabricante

A marca da memória é sinônimo de qualidade e durabilidade, pois quanto mais conceituado for o fabricante, maior será a garantia que o hardware adquirido funcionará com um melhor desempenho. Basicamente, é possível dividi-las em dois grandes grupos: marcas conhecidas e genéricas.

Entre as principais empresas que fabricam memória, podemos citar a Samsung, Kingston e a Corsair, sendo que cada uma delas possui características próprias. Normalmente, costumam ter uma boa qualidade, sendo recomendadas para PCs que exigem bastante desempenho, como máquinas destinadas para jogos.
As memórias RAM genéricas são mais baratas comparadas às originais, entretanto, possuem origem duvidosa, podendo comprometer a performance geral do PC. Por isso, só é possível recomendá-las para computadores com hardware mais modesto, destinados somente à navegação pela internet ou composição de trabalhos escolares.
Existem pequenas diferenças entre as memórias de marca, sendo que as principais delas são:
Corsair: entre as memórias de marca, é a que possui o preço mais alto e mais funcionalidades. Para alguns processadores, como os fabricados Intel, a Corsair desenvolve pentes especializados para aperfeiçoar mais ainda as taxas de transferência. Esta marca é principalmente recomendada para gamers hardcore, que necessitam de máximo desempenho em suas máquinas.
Samsung: memória que tem uma boa relação de custo/benefício, pois também funciona de maneira eficiente. Seu principal uso é recomendado para PCs de trabalho, que necessitam de um bom hardware.
Kingston: em sua forma original, é uma ótima memória. Contudo, ela sofre do problema do “Powered By”, resultante do fato da Kingston vender seu chipset (parte do hardware) para marcas genéricas. Isso faz com que usuários comprem pentes de baixa qualidade pensando que eles são fabricados pela própria empresa. Portanto, é preciso verificar com cuidado a procedência de um produto antes de adquirí-lo.

Onde comprar memória RAM?
A compra de uma memória está diretamente ligada ao seu modelo e  fabricante. Por exemplo, Kingston e marcas genéricas são muito fáceis de serem encontradas em qualquer loja ou site de vendas online. Nesse caso, sistemas de busca como o Google e o Bing são seus melhores aliados na hora de comparar preços ou verificar a confiabilidade e desempenho de determinada peça de hardware.
Contudo, pentes Corsair já são mais difíceis de serem encontrados em lojas aqui do Brasil, porém, podem ser encomendados em sites especializados em informática ou comprados no exterior. Esse fenômeno acontece em nosso país pelo fato das vendas de RAM em geral serem concentradas em marcas genéricas, devido principalmente a seus preços mais acessíveis. 

Texto na integra no TecMundo: Saiba mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, bem vindos! Deixe o seu comentário, responderei em seguida!
Atenciosamente: Verônica Veiga

Informática: Seja bem vindo ao blog WDI

Blog WDI Informática
Dicas Windows
Vídeo aulas
Curta o blog no Facebook
_____________________________________
Inscreva-se no meu canal no youtube e acompanhe vídeo aulas e diversos conteúdos que disponibilizo no blog WDI Informática.
Dicas Windows: Vídeos com dicas de windows 7 Dicas manutenção de computadores: Manutenção para PC
Na imagem abaixo você terá acesso a todos os banners criados por mim: