Incluir gente grande na EJA (Educação de Jovens e Adultos)
Entenda os desafios para assegurar o aprendizado a mais de 47 mil alunos com deficiência.
Falar em inclusão na EJA envolve tratar de dois objetivos. O primeiro é alfabetizar aqueles que não tiveram acesso à escola. "No caso de pessoas com deficiência intelectual ou múltipla, as aulas geralmente são voltadas à escolarização inicial", explica Daniela Alonso, selecionadora do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10. Já para os alunos que frequentaram a escola e em algum momento a largaram e para indivíduos com deficiências físicas ou comprometimentos leves, uma das preocupações principais é oferecer uma formação que possibilite oportunidades de trabalho e inserção social.
O atendimento personalizado é uma das características principais da EJA. A modalidade busca estabelecer uma relação mais direta entre o ensino e os objetivos e as dificuldades de cada um, visão que contribui diretamente para a inclusão. Há uma organização curricular própria, mais funcional e articulada com as vivências adultas. "
Parte do artigo do site: Nova Escola
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